Skin care: tudo sobre a tendência de autocuidado
O hábito diário de tirar um tempo para si melhora a relação com a própria imagem e traz sensação de relaxamento, além de contribuir para autoestima e saúde da pele
Lifestyle Beleza
Cuidar da saúde é essencial para o corpo e a mente e a limpeza da pele não fica de fora disso: tanto a do corpo quanto a do rosto, a pele saudável é aquela cujo cuidado é feito diariamente, evitando danos relacionados à exposição solar, temperaturas extremas e poluição durante o envelhecimento.
Segundo a Profa. Ma. Catarina Novaes Sousa Bertani, coordenadora do curso de Biomedicina da Universidade Cidade de São Paulo – UNICID, instituição pertencente a Cruzeiro do Sul Educacional, a tendência de autocuidado, mais conhecida como skin care, é definida como cuidados com a pele, ou seja, zelos diários com a pele do rosto e do corpo com objetivo de manter o órgão saudável. “Este tratamento deve ser diário por um determinado tempo, por isso, trata-se de rotina, disciplina e organização.”
Quais são os benefícios e malefícios?
Para que o skin care seja efetivo, a primeira coisa que a pessoa dele saber é o tipo de pele dela:
Normal: o sebo é produzido em quantidade suficiente para hidratar a pele sem deixá-la oleosa. Apresenta uma textura macia e possui poros menores e menos visíveis;
Oleosa: essa pele é mais predisposta a ter acnes, cravos e poros dilatados, já que o sebo é produzido além da quantidade necessária para hidratação, fazendo com que ela tenha um brilho excessivo;
Seca: como o sebo é produzido em uma quantidade menor do que a necessária para hidratar a pele, ela não costuma ter brilho. É mais propensa à descamação e à vermelhidão, e seus poros são pequenos;
Mista: esse é o tipo de pele mais comum entre os brasileiros. Enquanto a “zona T” (testa, nariz e queixo) é oleosa, outras regiões são mais secas.
Sabendo o tipo de pele e produtos adequados os benefícios poderão ser:
Controlar acne e poros dilatados;
Evitar o envelhecimento precoce;
Acabar com a desidratação da pele;
Minimizar a aparência de manchas e marcas de acne;
Fazer um detox e eliminar impurezas.
“Vale ressaltar que o uso excessivo de produtos pode comprometer a pele, pois a camada mais externa é constituída de lipídios que tem a função de proteger o nosso corpo e quando utilizamos o produto de maneira errada pode ocasionar alergias, inflamações”, explica Catarina.
Quais produtos são indicados e quais não podem faltar no skin care?
Durante o dia:
Use: protetor solar;
Evite: sérum control skin e solução de ácido glicólico.
Durante a noite:
Use: água micelar e demaquilante para tirar maquiagem.
Evite: protetor solar.
Em relação ao horário e rotina de cuidado, a especialista explica que os dois períodos são importantes e cada produto utilizado com a determinada especificidade. Vale ressaltar que alguns itens devem ser evitados em alguns períodos.
Passo a passo:
Passo 1: limpeza;
Passo 2: potencialização da limpeza;
Passo 3: tratamento;
Passo 4: hidratação;
Passo 5: proteção solar.
Posso fazer meu skin care e depois usar maquiagem?
“Sim, dependendo do hidratante utilizado previamente, fará que a maquiagem tenha uma melhor adesão na pele, contribuindo no resultado.”
A coordenadora do curso de Biomedicina da UNICID finaliza dizendo que o que mais se destaca nesse tratamento é que o hábito diário do autocuidado melhora a relação com a própria imagem e sensação de relaxamento. “Esse procedimento prepara o indivíduo a um aumento na disposição nas atividades do dia a dia.”