Língua inflamada é um sintoma de novas variantes da Covid-19
Um especialista chama a atenção, à medida que aumenta o número de pessoas que sofrem com o sintoma.
© Shutterstock
Lifestyle Coronavírus
Um especialista em medicina geral do Reino Unido, Johannes Uys, da clínica Broadgate General Practice, em Londres, apontou alterações na língua como um sintoma das novas variantes da Covid-19.
Os doentes podem sentir ardência, inchação e inflamação na língua. "Muitos perdem o paladar e sentem dormência", alerta o médico, citado pelo jornal Daily Express.
Em alguns casos, essa situação pode levar à formação de inchaços e úlceras, que podem precisar de tratamento separado.
No entender do médico, a variante Pirola apresenta "uma probabilidade ligeiramente maior de causar inflamação na boca e na pele". Para aliviar os sintomas, recomenda o uso de ibuprofeno.
Uys explica que a língua Covid pode ser causada pelo vírus se ligar aos receptores e se infiltrar nas células. Algumas pessoas também podem ser mais suscetíveis a esse sintoma devido a uma grande quantidade de receptores ACE na boca.
Os dados do estudo Zoe Covid, uma pesquisa feita por meio de um aplicativo de smartphone lançado pela startup Zoe Limited e o King's College de Londres, confirmam as afirmações do médico. A língua inflamada é um dos principais sintomas relatados por pessoas infectadas com as novas variantes da Covid-19.
Leia Também: Mais de 16 milhões de brasileiros têm diabetes e desconhecem diagnóstico