Os escorpiões são animais peçonhentos que podem causar acidentes graves, inclusive a morte. No Brasil, existem cerca de 100 espécies de escorpiões, sendo que apenas algumas são consideradas perigosas.
O escorpião é resistente a venenos e a recomendação passada às vigilâncias municipais pelo Ministério da Saúde é evitar a dedetização, porque isso causa o desalojamento do animal e há o risco de ele invadir as residências.
A orientação é jogar apenas água fervente nos ralos e canos e depois fechar.
Outro alerta é em relação às crianças. Os pequenos correm maior perigo por terem um peso corporal menor, o que leva a uma maior concentração das neurotoxinas do escorpião -o veneno pode causar a asfixia e a morte do indivíduo.
Se você for picado por um escorpião, é importante agir rapidamente para evitar complicações. As seguintes medidas devem ser tomadas:
- Lave o local da picada com água e sabão.
- Imobilize a região afetada.
- Procure atendimento médico o mais rápido possível.
- No hospital, o médico irá avaliar o grau da picada e indicar o tratamento adequado. Em alguns casos, pode ser necessário a aplicação de soro antiescorpiônico.
COMO PREVENIR
- Mantenha jardins e quintais limpos e evite acumular entulhos, folhas secas, lixo e materiais de construção.
- Sacuda roupas e sapatos antes do uso e não coloque as mãos em buracos, sob pedras e troncos podres
- Deixe ensacado o lixo doméstico e use calçados e luvas de raspas de couro para atividades em que seja preciso colocar a mão ou pisar em buracos, entulhos e pedras
- Use telas em ralos do chão, pias ou tanques e vede frestas e buracos em paredes, assoalhos e vãos entre o forro e as paredes.
Os sintomas da picada de escorpião variam de acordo com a espécie do animal e a sensibilidade da pessoa picada. Em geral, os sintomas incluem:
Dor intensa no local da picada.
Vermelhidão e inchaço.
Sudorese.
Náuseas e vômitos.
Palpitações.
Dificuldade para respirar.
Em casos graves, a picada de escorpião pode causar convulsões, coma e até a morte.
Se você apresentar algum desses sintomas, procure atendimento médico o mais rápido possível.
Leia Também: Com mato alto, buracos e escorpiões, São Paulo tem recorde de reclamações