O que não deve comer se quiser controlar sua pressão arterial
Pequenas mudanças na alimentação e nos hábitos diários podem ter um impacto significativo na redução da pressão arterial
© Shutterstock
Lifestyle Pressão arterial
A hipertensão, ou pressão arterial elevada, é uma condição que afeta muitas pessoas e pode ter consequências graves a longo prazo, aumentando o risco de doenças cardiovasculares, como ataques cardíacos e derrames cerebrais. No entanto, pequenas mudanças na alimentação e nos hábitos diários podem ter um impacto significativo na redução da pressão arterial.
Especialistas do Heart Research Institute UK alertam que o consumo excessivo de sal e alimentos ricos em sódio é um dos principais fatores que contribuem para a hipertensão. O sal faz com que o corpo retenha água, causando pressão extra nas paredes dos vasos sanguíneos e, consequentemente, aumentando a pressão sanguínea.
Alimentos como carnes processadas e defumadas, como bacon, salsichas e presunto, são alguns dos piores vilões ricos em sódio. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que adultos saudáveis não consumam mais do que cinco gramas de sal por dia.
Para reduzir a ingestão de sódio, a melhor opção é usar pouco sal ou substituí-lo por especiarias e ervas aromáticas. É importante ler os rótulos e etiquetas dos alimentos para identificar as versões que são baixas em sódio.
Portanto, uma dieta saudável e equilibrada pode ajudar a controlar a pressão arterial, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares.
Leia Também: Brócolis contra AVC: Composto natural previne coágulos