© Pixabay
Depressão, ataques de pânico, distúrbios alimentares, transtornos obsessivo-compulsivos, etc, são doenças sérias e, de acordo com o instituto Mind, no Reino Unido, atingem mais pessoas a cada ano.
PUB
Além disso, a entidade avisa que as pessoas que sofrem de problemas psicológicos tendem a desenvolver outros problemas de saúde como obesidade ou doenças respiratórias. Por isso, nada melhor do que se prevenir.
A revista Boa Forma lista cinco passos para conseguir melhorar a sua saúde mental:
1. Deixe o perfeccionismo de lado. É bom estabelecer meta e definir expectativas, mas lembre-se de que não atingir um objetivo não é sinónimo de fracasso. O perfeccionismo pode trazer pensamentos negativos que não são nada amigos da saúde mental.
2. Mantenha-se ativo. Um passeio pelo jardim, uma corrida ao ar livre ou umas horas às compras são atividades que podem ajudar a diminuir a ansiedade, os sintomas de depressão e a melhorar o humor.
3. Arranje tempo para os outros. Ajudar um amigo, organizar um almoço de família ou apenas dizer obrigado ou que ama alguém são atitudes positivas que estimulam as áreas de recompensa do cérebro e que podem lhe dar um propósito e mais auto-estima.
4. Medite. Segundo o Instituto Oxford Mindfulness, em Londres, meditar pode reduzir o stress e os sintomas depressão, facilitando ainda o processo de mudanças interiores.
5. Peça ajuda. O diagnóstico preciso em relação a doenças mentais só pode ser feito por um médico, um psiquiatra ou psicólogo. Por isso, não tenha vergonha de pedir ajuda se achar que precisa.