Muito já foi dito sobre os carboidratos, com estudos apontando que o consumo moderado desses alimentos é benéfico para a saúde. Mas por que muitos ainda insistem em demonizá-los?
Independentemente de sua cor — amarelo, branco, vermelho, roxo, azul ou até preto — o milho é uma excelente fonte de carboidratos, como todo cereal. Além disso, ele é rico em vários nutrientes que fazem bem ao organismo.
A nutricionista Thaiz Brito, em artigo publicado no jornal Metrópoles, reforça que o milho é "amigo da dieta". Ela explica que "em 100 gramas de milho cozido, há cerca de 96 calorias, sendo uma fonte de energia de boa qualidade". Além disso, o milho ajuda a reduzir o colesterol ruim e é uma boa opção para diabéticos, graças ao seu baixo índice glicêmico.
Thaiz também destaca que o milho tem efeitos positivos na visão, devido à presença de luteína, zeaxantina e vitamina A, que protegem a retina e previnem a degeneração macular, uma das principais causas de cegueira em idosos.
Devido ao seu alto teor de fibras, o consumo regular de milho também contribui para o bom funcionamento do intestino, promovendo uma microbiota saudável e, consequentemente, fortalecendo o sistema imunológico.
Além disso, o magnésio e o ácido fólico presentes no milho auxiliam no relaxamento muscular e na regulação dos neurotransmissores, promovendo o bem-estar físico e mental.
Leia Também: Alimentos comuns que são nocivos para a saúde do coração: Fique atento!