Veja dicas para fazer o melhor café da sua vida
Coado ou espresso, o importante é um café de qualidade e feito com um modo de preparo correto
© DR
Lifestyle Cafezinho
Grande parte dos brasileiros não começa o dia sem café. A bebida é consumida mundialmente e uma das mais apreciadas por milhares de pessoas ao redor do mundo, que não conseguem passar o dia sem ingerir a tão apreciada bebida. O café é tão importante e conceituado que tem até especialista próprio: o barista.
Isabela Raposeiras, barista do Coffee Lab, dá dicas fáceis ao IG para melhorar o café feito em casa e aprimorar a experiência de ingerir a bebida. Coado ou espresso, o importante é um café de qualidade e feito com um modo de preparo correto.
Café coado
A maioria dos especialistas prefere o coado ao espresso. Para melhorá-lo basta seguir essas dicas:
- Compre sempre grãos de qualidade. "Hoje não é dificil encontrar café bom no Brasil", diz a especialista.
- Moa o café na hora. "Um processador de café simples é o suficiente".
- A água é muito importante: ela deve ser fervida e sem cloro. E não, não tem problema ferver a água.
- Escalde o filtro antes de colocar o pó.
- No caso do filtro de papel, é possível escolher a moagem preferida (moagem grossa ou mais fina) de cada um e a proporção de pó para água. Cada moagem dá um sabor diferente.
- Cuidado com a quantidade de água, pois caso seja pouca não irá retirar o sabor dos grãos e muita água deixa ele sem graça. "O brasileiro gosta mais do bem forte e concentrado", diz Isabela.
- O resultado deve ser uma bebida marrom. "Café não é preto e nem amargo. Essas características são de um café com algum problema de torra, produção ou preparação. O ideal é uma bebida marrom, doce e ácida", explica.
Café espresso
O espresso entrou na rotina do brasileiro, mas nem sempre o fato de ser espresso significa que a qualidade seja boa, diz a barista. Para quem tem uma máquina em casa, vale ter atenção nas seguintes dicas:
- Grãos de boa qualidade mudam tudo. Prefira grãos 100% arábica e com informações de procedência
- Um bom café espresso não é agressivo ao paladar
- A crema (aquela espuminha que fica sobre a bebida) é importante e todo espresso deve contê-la. Se não tiver, o café foi tirado errado. "Prefira os grãos frescos, ou seja, use o café com no máximo um mês depois da torra (da data de fabricação). Assim, a crema não fica tão amarga".
Para conservar
Para conservar os grãos, disponha-os em um pote hermético e que não seja transparente, para evitar a oxidação.