É mais difícil se recuperar do Jet Lag quando se vai para o leste?
Os efeitos para esta diferença parecem ter sido descobertos pela ciência
© dr
Lifestyle Cansaço
Você muito provavelmente não sabia, mas o jet lag (desconforto e estado de confusão temporário) dos viajantes que vão em sentido leste (do ocidente para o oriente) é pior do que aqueles que viajam no sentido oeste (do oriente para o ocidente). Você pode não saber, mas seu corpo já sentiu os efeitos.
Os efeitos para esta diferença parecem ter sido descobertos pela ciência. Fisicistas explicam, através de um novo modelo matemático, que usa em conta a forma como certas células cerebrais respondem ao ato de atravessar fusos horários. O estudo, publicado no dia 12 de julho no jornal Chaos, aponta que as células denominadas "células oscilantes neuronais" são responsáveis por regular o ritmo circadiano (o período de aproximadamente 24 horas sobre o qual se baseia o ciclo biológico de quase todos os seres vivos) dos seres humanos - o chamado relógio biológico, de acordo com o Live Science. As células se sincronizam umas com as outras e também através dos estímulos externos, afirma Michelle Girvan, professora de física da Universidade de Maryland e co-autora do estudo.
Segundo o pesquisador, essas células não operam em um sistema exato de 24 horas, mas de 24h30. Por isso, o corpo humano se adapta mais facilmente alongar os dias, tal como acontece quando se viaja para oeste, do que diminuir os dias, como acontece quando se viaja para o leste.