7 coisas que todo empreendedor precisa saber sobre e-mail
E como não fazer spam
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Qualquer empreendedor precisa se comunicar com sua base de contatos, sejam eles compradores ou potenciais clientes. É o que explica Diego Carmona, cofundador e CVO do leadlovers, plataforma digital de múltiplas ferramentas que simplificam e automatizam processos fundamentais para empreender online. Com base em sua experiência com e-mail marketing, o empresário listou 7 informações essenciais para quem quer se destacar no mercado digital.
O e-mail não morreu
Primeiro, é preciso compreender a importância do e-mail, segundo Carmona. "O e-mail faz parte de uma iniciativa valiosa de marketing digital, e continua funcionando muito bem como canal de comunicação direta", explica, destacando que a integração deles com aplicativos e outras ferramentas dos smartphones ajudou-os a retomarem mais força.
É preciso dar informação relevante
Carmona explica que, quando um potencial cliente tem seu e-mail inserido na base de contatos, ele passa a fazer parte de um funil de vendas. “Existem vários estágios do funil, mas independente de qual seja, é importante sempre oferecer conteúdo que tenha relevância”, ensina. “Cada lead precisa ser muito bem segmentado com base nas conversões anteriores, e os e-mails precisam conter apenas o conteúdo específico daquele estágio do funil”, explica, destacando que é importante não tratar todos os contatos como se fossem os mesmos. “A premissa básica da comunicação por e-mail é entregar a mensagem certa para as pessoas certas”, alerta. Carmona conta que, para isso, é preciso segmentar cada contato em uma lista diferente.
Automatizar é preciso
Junto com a premissa de entregar informação relevante e segmentada, está a necessidade de automatizar. “Para cada interação em que uma pessoa oferece um conteúdo, é preciso estabelecer um gatilho, que coloca o contato em uma lista específica”, explica Carmona. “Uma pessoa que só baixou um e-book ou deu o e-mail no site talvez não esteja pronta para comprar seu produto, por isso você precisa oferecer informações em vez de tentar vender, enquanto que alguém que enviou uma dúvida sobre um produto talvez já esteja mais próximo de fazer a compra”, exemplifica. Por ser impossível de ser feito manualmente, esta tarefa precisa de um sistema que deixe isso automático.
Tenha intimidade e bom senso
“Procure sempre ser pessoal”, ensina Carmona sobre os e-mails. “Como o e-mail é uma ferramenta mais íntima ou individual, é importante colocar o nome do destinatário e do remetente na comunicação, e com uma linguagem menos formal”. Carmona também alerta para o bom senso no envio de mensagens. “Evite encher a caixa de entrada das pessoas, e dê um intervalo entre um e-mail e outro”, ensina. O especialista conta que não existe uma regra, já que depende do comportamento de cada audiência específica.
Jamais compre listas
A base para o e-mail marketing é a permissão, por isso comprar listas de e-mail é um péssimo caminho, como explica Carmona. “Fazer isso já foi muito comum, mas hoje isso não traz nenhum resultado e ainda arrisca o envio de e-mails para pessoas que se cadastraram, já que os filtros de Spam estão cada vez mais avançados”.
É preciso saber copy!
Títulos curtos e objetivos, assuntos que chamam atenção e mensagens que causem impacto no leitor são o grande diferencial para se destacar em meio a tantos e-mails que chegam na caixa de entrada das pessoas. Carmona destaca que o texto persuasivo, chamado de “copy” ou “copywriting”, é um conhecimento que precisa ser adquirido por quem vai trabalhar com isso.
Saiba monitorar
Por fim, Carmona destaca que as plataformas de envio de e-mails oferecem mensuração de resultados em tempo real, e isso precisa ser utilizado. “Todas as ações dos leads e outros contatos devem ser consideradas e analisadas por meio de métricas, como taxa de abertura, taxa de cliques, descadastramento, respostas e conversões no site”, destaca, lembrando a importância de mudar as estratégias conforme os índices.