7 dicas para ser ter sucesso no seu empreendimento
Empreendedora e especialista em Internet Marketing dá sugestões que poucos empreendedores consideram na busca pelo crescimento do negócio
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Quando se trata de empreender, existem diversas dicas e informações importantes a serem tratadas. A empreendedora e escritora do livro Facebook Marketing Camila Porto, no entanto, oferece dicas diferentes das que são contadas frequentemente. “Todo empreendedor precisa de mais do que conhecimento técnico, pois é preciso de muito mais para alcançar o sucesso”, explica, antes de listar 7 dicas inesperadas:
1-Dê valor a si mesmo
Camila Porto explica que muitos empreendedores acabam deixando “pra lá” diversas injustiças que não deveriam ser aceitas. “Ao longo da nossa vida, a gente se esquece de exigir algo que sabemos que é merecido, e acaba deixando de lado uma ideia que alguém roubou ou uma posição que você sabe que merece”, explica. Segundo Camila, é importante valorizar tudo aquilo que foi conquistado e clamar o direito de reconhecimento. “Não seja tímido: se você sabe que merece colher um fruto, corra atrás dele, e ocupe o lugar que é seu”, incentiva.
2-Tome decisões
A empreendedora ressalta que é comum sentir-se indeciso em alguns momentos. “Sempre que ficar em dúvida sobre qualquer coisa, utilize as seguintes perguntas: Eu devo? Eu posso? Eu quero? E se a resposta for ‘sim’, então faça”, conta. Camila destaca que podem existir muitos momentos em que a resposta para a pergunta “eu quero?” pode ser negativa, mas o importante é pensar no resultado que a ação terá.
3-Diga não à “síndrome da Gabriela”
Baseado na canção que diz “eu nasci assim, eu cresci assim, vou ser sempre assim”, Camila ensina que este não deve ser o pensamento do empreendedor jamais. “Muitas pessoas pensam desta forma quando é feita qualquer proposta de mudança”, destaca. O importante é saber que toda mudança que pode ser importante deve ser encarada como um desafio, e não com incredulidade, ensina. “Tudo o que interfere no seu trabalho pode ser mudado”.
4-Diferencie os interesseiros dos interessados
Segundo a especialista, muitos amigos serão importantes para o sucesso do negócio, mas também haverá os interesseiros, especialmente quando a empresa vai bem. “Preste atenção nas pessoas que estão interessadas de verdade no que você faz, e deixe de lado aqueles que só querem receber algo de volta toda vez que tentam fazer algo por você”, conta. Por fim, a empreendedora lembra de uma teoria muito verdadeira. “Dizem que nós somos a média das cinco pessoas com quem a gente mais convive, então procure se cercar de pessoas que te fazem bem para prosperar no seu negócio”, conclui.
5-Leia muito
Um bom empreendedor está sempre lendo algum livro. Camila chegou a fazer um desafio no qual se comprometeu a ler pelo menos um livro por mês. “Existem livros de grandes empreendedores e outros voltados para aumentar a sua produtividade, e todos eles são importantes”, destaca. Camila cita dois livros que considera obrigatórios para todo empreendedor. “Todo mundo que quer empreender deveria ler O Poder da Energia, do Brendon Burchard, e O Mito do Empreendedor, do Michael E. Gerber”, resume.
6-Defina metas específicas
Camila conta a história de um morador de uma aldeia que parecia acertar todos os alvos nas árvores, mas na verdade ele apenas desenhava os alvos após atirar a flecha. “Este conto ilustra muito bem como é quando você não tem uma meta específica: qualquer resultado vai parecer bom”, conta. A empreendedora ensina que metas abertas, como “crescer mais” e “aumentar o faturamento” não são o suficiente. “Defina metas claras, com números e porcentagens viáveis, mas que também sejam desafiadores”, ensina.
7-Corte custos – sempre!
Muitos empreendedores se preocupam o tempo todo em vender mais, mas cortar custos é algo que nem sempre é feito. Segundo Camila Porto, é importante buscar sempre formas de reduzir os gastos da empresa, para que ela cresça mais diante do que cresceu com o faturamento. “Faça uma varredura dos gastos, incluindo desde papel até assinatura de software e energia elétrica”, sugere. No entanto, ela alerta para que sejam feitos cortes apenas naquilo que não é essencial. “Corte apenas o suficiente para não reduzir a qualidade do seu serviço”.