7 dicas para acabar com o desperdício de alimentos
Técnicas de otimização não são impossíveis de seguir e podem fazer grande diferença no orçamento e no meio ambiente
© DR
Lifestyle Cozinha
Ao todo, 60% de toda a produção dos alimentos, entre legumes, verduras e frutas, é desperdiçada antes de chegar aos nossos pratos. Já nas refeições, cerca de 20% não é consumido. Porém, há maneiras simples e práticas de diminuir o desperdício.
Segundo informações da revista Casa e Jardim, técnicas de otimização não são impossíveis de seguir e podem fazer grande diferença no orçamento e no meio ambiente.
Confira:
1. As cascas são ricas fontes de fibras e vitaminas. Para consumi-las, limpe a parte externa dos alimentos - essa regra também vale para os orgânicos - com hipoclorito ou vinagre.
2. Os talos das verduras e legumes como cenoura, salsinha e alho-poró são as partes mais desperdiçadas na cozinha. No entanto, dá para usá-los de várias maneiras: refogados, frescos e cortados em pequenas tiras, batidos para fazer patês e congelados para fazer caldos e sopas.
3. A dica para que as folhas durem mais é lavá-las e guardá-las intercaladas com papel toalha em recipientes plásticos. Com isso, o papel vai absorver a umidade e suas verduras vão durar mais de uma semana.
4. faça do freezer o seu maior aliado. É possível congelar quase todos os alimentos, como barra de manteiga, verduras, restos de comida etc.
5. É essencial guardar os alimentos, seja na geladeira ou em armários, pela ordem de data de validade. Ou seja, os que vencem antes devem ser colocados na frente.
6. Não deixe frutas e verduras murchas ao lado das mais frescas. O gás de maturação contamina os alimentos ao redor e faz com que eles amadureçam mais rápido.
7. Armazene frios, leites e queijos, na parte de cima da geladeira, pois esses alimentos precisam de uma temperatura mais baixa.