Foi treinar antes de dormir? Veja o que você pode comer
Os treinos noturnos são os eleitos de quem gosta de escapar ao calor ou não tem tempo ao longo do dia para fazer exercício
© DR
Lifestyle Pós-treino
Há quem coloca o despertador para as 5h00 da manhã para conseguir treinar antes de ir trabalhar, mas há também quem não dispense mais uns minutos na cama pela manhã e prefira gastar os últimos cartuchos de energia momentos antes de dormir. Os treinos noturnos são os eleitos de quem gosta de escapar do calor ou simplesmente não tem tempo ao longo do dia para treinar.
Contudo, há uma questão que se coloca frequentemente quando o treino é feito depois do jantar: o que comer como pós-treino? A resposta é dada pela médica Cynthia Sass, que ao site da revista 'Health' dá a conhecer os melhores snacks para comer depois de treinar e momentos antes de dormir.
Mas primeiro, um conselho: “Não passe fome depois do treino”. Para a médica, tão ou mais importante que o próprio exercício é o combustível que se dá ao corpo depois da atividade. “Renunciar o combustível pode deixá-lo fraco, vulnerável a lesões e propenso a ter problemas de sono”, explica, salientado que tal, porém, não quer dizer que a pessoa deva comer tudo e mais alguma coisa. Há que ter peso e medida, especialmente pelo fato de ir dormir momentos depois.
E é aqui que entram as melhores sugestões para um pós-treino noturno. Um dos pratos que a médica aconselha é húmus (que pode ser feito com qualquer legumes) com vegetais crus, um snack saciante, altamente nutritivo e que contém poucas calorias.
Para aqueles que fazem um treino mais intenso e que antes comeram apenas uma refeição rápida (e não um jantar), o indicado é comer salmão com salada, mas em pouca quantidade, apenas o suficiente para deixar o corpo nutrido.
Se a ideia é apenas petiscar, nada como grão-de-bico torrado no forno (doce ou salgado, dependendo se juntou mel ou ervas aromáticas), ou frutos secos (um punhado) ou legumes picados com ovo.
Por fim, e a pensar naqueles que ficam com desejos depois de treinar, Cynthia Sass recomenda camarão com guacamole, uma combinação fresca e cheia de nutrientes.