Crianças requerem cuidados especiais com a chegada da Primavera
Os dias quentes convidam as crianças para brincar fora de casa e fazer piqueniques, e é neste momento que os pequenos ficam mais sujeitos a alergias
© iStock
Lifestyle Alergia
O inverno está acabando e a estação mais florida do ano está chegando. No Hemisfério Sul, a primavera começa no dia 23 de setembro e só termina no dia 21 de Dezembro, próximo ao Natal. Para muitos, isso é motivo de comemoração, mas quem tem crianças deve redobrar os cuidados com a saúde dos pequenos, uma vez que esta época é propícia para o aparecimento de muitas alergias e doenças.
Os dias quentes convidam as crianças para brincar fora de casa e fazer piqueniques. E é neste momento que os pequenos ficam mais sujeitos a alergias, causados pelo pólen das flores que fica no ar, cujos principais sintomas são coriza, obstrução nasal, espirros e coceira no nariz, garganta e olhos. De acordo com o site Guia Infantil, a rinite alérgica fica muito mais comum nessa época, quando os hospitais passam a receber mais crianças apresentando o quadro alérgico.
Nesta época do ano, a higiene da casa deve ser ainda mais cuidada. A dica é passar um pano úmido, ao invés de vassoura e espanador, pois o pano vai agarrar a poeira, sem levantá-la para o ar. Caso tenha tapetes, carpetes, cortinas e bichos de pelúcia, o ideal é retirá-los do ambiente, ao menos durante a época mais crítica. Abra as janelas para deixar o sol entrar, o que vai evitar que o ambiente fique úmido e com fungos, e aspire a cama e passe uma solução de vinagre com sal, para retirar a poeira e matar ácaros.
O site revela ainda que, nessa época do ano, doenças como caxumba, catapora e conjuntivite se tornam mais comuns, principalmente em crianças entre três e sete anos, que frequentam a escola. Evite ambientes fechados e com muita aglomeração de pessoas.
Por fim, as lesões na pele, como ressecamento, rachaduras e lesões também são mais propícias. Por isso, manter a hidratação é essencial. Beba pelo menos dois litros de água ou líquidos por dia e aplique filtro solar para crianças, bem como invista em uma alimentação leve, com muitas verduras, legumes e evite refrigerantes, frituras e gorduras.