Meteorologia

  • 23 DEZEMBRO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Tabagismo mata cerca de 6 mil fumantes passivos por ano

“Estar ao lado, inalando a fumaça, faz tão mal à saúde quanto quem fuma”, alerta a especialista

Tabagismo mata cerca de 6 mil 
fumantes passivos por ano
Notícias ao Minuto Brasil

15:22 - 26/08/16 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Cigarro

Engana-se quem pensa que fumar causa danos apenas à saúde do fumante ativo. Segundo último levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS), seis mil fumantes passivos morrem anualmente em todo o mundo.

Para a pneumologista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, Denise Onodera, isso ocorre, em grande parte, pela desinformação das pessoas com relação aos males de se conviver com fumantes ativos.

“Estar ao lado, inalando a fumaça, faz tão mal à saúde quanto quem fuma”, alerta a especialista. Para se ter uma ideia, a fumaça do cigarro tem mais de 4.700 componentes tóxicos, entre eles, o monóxido de carbono. “Tosse, irritação nos olhos, dor de cabeça, coriza e náuseas são sintomas imediatos que atingem os fumantes passivos”, complementa.

São diversas as doenças que podem se desenvolver no organismo do fumante passivo, de acordo com a pneumologista, como as cardiovasculares (infarto agudo do miocárdio e AVC); câncer; doenças respiratórias (pulmonar obstrutiva crônica); agravamento de problemas respiratórios já existentes e distúrbios psiquiátricos, como ansiedade.

Denise Onodera destaca ainda que quem também merece atenção especial são as crianças, gestantes e lactantes. “Durante o período de amamentação, ficar em contato com a fumaça do cigarro pode causar a hiperatividade, desatenção e problemas de comportamento no bebê”, exemplifica.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório