Acne da vida adulta: aprenda a tratar o problema
Nem sempre o fator hormonal é o único desencadeador da acne após os 30
© DR
Lifestyle Pele perfeita
A adolescência é um período que os hormônios estão em ebulição e, por isso, muitas pessoas sofrem com a acne e as espinhas. Mas nem sempre atravessar esse período é garantia de se livrar do problema para sempre. Muitos adultos, principalmente mulheres, podem sofrer com o problema denominado acne da vida adulta, que aparece principalmente em regiões como queixo, mandíbulas e pescoço, por causa de alterações hormonais.
Contudo, nem sempre o fator hormonal é o único desencadeador da acne após os 30. Poros entupidos e uso indevido de cosméticos também podem fazer com que o problema apareça - ou piore. O UOL listou mitos e verdades sobre a acne durante essa idade e alguns cuidados que podem ajudar a amenizar o problema. Confira!
1. Limpar sempre o rosto
Verdade. Limpar o rosto corretamente é essencial, para retirar as impurezas e maquiagens acumuladas na pele ao longo do dia. Géis de limpeza e sabonetes específicos devem ser usados na tarefa, com substâncias como ácido salicílico, enxofre ou ácido glicólico, indicados por um dermatologista.
2. Pode usar maquiagem
Verdade. Durante o tratamento, a maquiagem pode sim ser usada, desde que seja retirada corretamente e não contenha óleos ou com agentes que conferem toque seco.
3. Bastões secativos resolvem
Mito. Eles podem contornar o problema, mas não resolvem por não eliminarem os agentes causadores da acne.
4. Soluções caseiras ajudam
Verdade. Tratamentos com argila verde ajudam muito a pele e não são abrasivos, chá de camomila tem efeito calmante e anti-inflamatório, assim como os óleos essenciais, como o de meleleuca, que tem ação bactericida.
5. Peelings e lasers são os melhores tratamentos
Verdade. Por terem ação mais forte, esses tratamentos são indicados quando a acne é do tipo mais grave. Mas atenção, somente faça esse tipo de tratamento com uma profissional especializada.