Conheça o mineral que ajuda a acabar com as dores de cabeça
Saiba como reduzir as crises de enxaqueca com mudanças na alimentação
© DR
Lifestyle Nutrição
Ultimamente parece que você está sempre com dores de cabeça? O problema pode ser causado por alimentação pobre em magnésio.
O magnésio é um mineral essencial de que o corpo humano precisa para centenas de reações bioquímicas. Ele desempenha um papel essencial na função nervosa e muscular e também contribui para o sistema imunitário e força óssea, regula os níveis de açúcar no sangue e ajuda o corpo a produzir energia, entre outras coisas. Portanto, sua falta pode provocar problemas em várias áreas.
No caso das pessoas que sofrem de dores de cabeça e enxaquecas, os baixos níveis de magnésio podem ser preocupantes.
“A enxaqueca é amplamente considerada uma desordem da que causa execesso de atividade cerebral, fazendo com que as pessoas que sofrem de enxaquecas tenham cérebros sensíveis ou hiper-excitáveis", explica Richard Lipton, vice-presidente de neurologia do Albert Einstein College of Medicine e neurologista na American Migrane Foundation, à revista Self.
O magnésio desempenha um papel chave no que diz respeito à excitabilidade do cérebro, pois os nervos comunicam uns com os outros por meio da liberação de químicos chamados neurotransmissores. Lipton explica: “sabemos que o magnésio bloqueia a liberação de certos neurotransmissores no cérebro, incluindo o glutamato, um dos principais neurotransmissores excitantes”.
Os estudos também sugerem que durante uma crise de enxaquecas as pessoas têm baixos níveis de magnésio tanto no sangue como no cérebro. Pesquisas indicam que quando os níveis de magnésio estão baixos, as células nervosas tendem a liberar mais químicos excitantes, que podem estar na origem da sensibilidade cerebral e, portanto, das enxaquecas.
Aumentar o consumo de magnésio pode reduzir o surgimento de enxaquecas, por isso, quem sofre do problema pode recorrer à suplementação deste nutriente ou apostar numa alimentação rica em fontes do mineral – como alimentos de folhas de cor verde escura, sementes de abóbora, amêndoas, chocolate meio-amargo, abacate ou figos.
LEIA TAMBÉM: Saiba quais sinais atestam o vício de uma pessoa em cafeína