Você sabe do que é feito o fermento? Biológico e Químico?
Existem dois tipos: o biológico e o fermento químico; entenda as diferenças
© Divulgação
Lifestyle INGREDIENTE
Você sabe do que é feito o fermento? Tão utilizado para o preparo de pães, bolos, biscoitos entre várias outras receitas, o fermento é sempre o último ingrediente a ser adicionado e faz com que os alimentos cresçam e fiquem fofinhos.
Mesmo fazendo parte de muitos preparos em sua cozinha, talvez você não saiba do que ele é feito, não é mesmo? De acordo com o site Curiosidades, existem, na verdade, dois tipos de fermento: o biológico e o químico.
Entenda as diferenças:
Fermento biológico
Este é composto por fungos microscópicos vivos, porém benéficos. Mesmo parecendo estranho, fungo não é somente aquele mofo desagradável que contamina os alimentos, e pode também ser próprio pra consumo.
Um exemplo, são os cogumelos, que são fungos comestíveis. Os fungos do fermento biológico de leveduras são conhecidos cientificamente pelo nome de Saccharomyces cerevisiae.
À base de bicarbonato de potássio, age com a interação entre os fungos vivos e a glicose da farinha, sendo que se alimentam desta. Da digestão é produzido o gás carbônico, responsável por fazer a massa crescer.Os fungos acabam morrendo no forno, quando aquecidos. Este deve ser usado em pães e massas de pizza, mas sempre deixando descansar para crescer.
Fermento químico
É feito com base em bicarbonato de sódio e algum ácido que, juntos, sofrem uma reação que libera bolhas de gás carbônico. As substâncias que se tornam ácidas quando em contato com líquidos, ou ainda durante seu aquecimento.
Este fermento, normalmente é usado em bolos e biscoitos e a reação tem início quando a massa está sendo batida, mas seu auge acontece somente quando o bolo está no forno.
Leia também: Aprenda a fazer levain, fermento natural que remonta a antiguidade e dá sabor ao pão