Comer peixe todos os dias pode prejudicar a saúde, diz estudo
As mulheres que comem peixe gordo em excesso podem aumentar o risco de diabetes tipo 2 aumentado em 25%
© DR
Lifestyle SALMÃO
Os peixes gordos são uma excelente fonte de ômega 3 para o corpo e têm sido indicados pela sua capacidade de reduzir o risco de câncer e de doenças cardiovasculares. Mas agora um novo estudo aponta que consumir muitos ácidos graxos pode provocar diabetes tipo 2.
Enquanto os especialistas recomendam o consumo de cerca de quatro porções de peixes gordos, como o salmão e a cavala, por semana, um estudo avisa que as mulheres que adquirem este hábito podem estar fazendo mais mal do que bem à saúde.
Um grupo de pesquisadores da University Paris-Saclay, em Villejuif, França, estudou os hábitos alimentares de mais de 70 mil mulheres durante vários anos e concluiu, como aponta o Daily Mail, que as mulheres que consumiam cerca de 1,6gr de ácidos graxos polinsaturados – o equivalente a uma porção de sardinhas ou salmão por dia – aumentavam em 26% o risco de desenvolver diabetes tipo 2 em relação às mulheres que consumiam menos de 1,3 g por dia.
No estudo liderado pelo Dr. Guy Fagherazzi, o grande consumo de ômega 3 foi associado a um risco 19% maior de desenvolver diabetes tipo 2 nas mulheres com excesso de peso.