Estresse durante ovulação reduz chance de engravidar, diz estudo
A fertilidade feminina fica condicionada quando a mulher está sob estresse no período de ovulação
© DR
Lifestyle Fertilidade
Sofrer de estresse intenso durante o período de ovulação reduz a probabilidade da mulher engravidar em 37%. E quanto maior for o nível de estress, pior. É o que revela um estudo publicado na revista Annals of Epidemiology, da Universidade de Louisville, nos EUA. A pesquisa conclui que maiores níveis de estresse durante o período de ovulação podem diminuir a probabilidade de a mulher conseguir engravidar em até 46%.
“Este efeito é alto o suficiente para ser considerado clinicamente significante”, como revelam os autores da pesquisa, citados pela revista Health, que destaca ainda o impacto altamente penoso do hábito de fumar quando conjugado com o estresse.
O estudo teve por base questionários realizados com 400 mulheres com menos de 40 anos, que tiveram que revelar a sua atividade sexual, o estilo de vida (incluindo hábitos menos saudáveis como o tabagismo, o álcool, o sobrepeso, etc), o uso de contraceptivos e ainda pontuar os níveis de estresse de um a quatro pontos. A intenção de engravidar a curto prazo foi também um aspecto analisado. O sexo, por sua vez, é tido como um dos fatores capazes de melhorar a fertilidade feminina.
Leia também: Saiba o que comer para aumentar a fertilidade