Depois de analisarem a reações de 541 pessoas a centenas de situações sociais, um grupo de cientistas da Universidad Carlos III de Madrid chegou à conclusão que a maioria das pessoas pode encaixar-se em uma de quatro personalidades.
PUB
De acordo com estes cientistas, as pessoas são otimistas, pessimistas, invejosas ou de confiança. E, de acordo com a ciência, a maior parte das pessoas encaixa-se na penúltima categoria.
As conclusões do estudo, publicada na revista Science Advances, mostra que 30% dos participantes (o grupo maior) foram definidos como invejosos, ou seja, não se importavam com o que conseguiam, desde que fosse melhor do que as outras pessoas.
Neste estudo havia tantas pessoas na categoria de otimista como na categoria de pessimista, com 20% cada.
Por último, no grupo das pessoas de confiança, classificadas como pessoas naturalmente prestativas, que não se importam de perder ou ganhar.
Para chegar aos resultados, os cientistas davam, entre outros, esta metáfora: duas pessoas podem tentar caçar um cervo juntas, mas sozinhas só conseguem caçar coelhos.
A pessoa invejosa, escolhe caçar coelhos, para pelo menos estar em pé de igualdade com o outro caçador, ou melhor.
A pessoa otimista escolheria caçar o cervo, porque é a melhor opção para ambos. Já o pessimista escolhe caçar coelhos porque é muito mais provável caçar um alvo menor. E a pessoa de confiança fica feliz por colaborar e tentar caçar o cervo com o outro caçador, sem pensar duas vezes.
E você, em que tipo de personalidade se encaixa?
Leia mais: Descubra a personalidade pelo formato dos dedos das mãos