5 boas razões para tomar vitamina C
O sistema imunológico precisa sempre ser reforçado
© DR
Lifestyle Nutrientes
Quando se pensa em vitamina C, a primeira coisa que vem à cabeça é o combate à gripe, mas apesar de este ser um dos benefícios do nutriente, está longe de ser o único.
Tal como indica o site da Associação Portuguesa dos Dietistas, a vitamina C tem duas formas biologicamente ativas, o ácido L-ascórbico e o ácido L-dehidroascórbico, contudo, a sua sintetização não é realizada pelo organismo humano e, por isso, o consumo de alimentos ricos em vitamina C torna-se essencial – especialmente quando existe a necessidade de um reforço na absorção de ferro.
As couves, a couve de Bruxelas, o agrião, a couve-flor, o kiwi, o mamão papaia, a laranja, o limão, o morango, a tangerina, o brócolis, o pimentão,a nectarina, a framboesa, a batata-doce, o alho-francês, o alho e a batata são as principais fontes de vitamina C, um micronutriente cujos sintomas de carência são a fadiga, a sonolência, a insônia, a irritação e alguns pontos vermelhos espalhados pela pele.
Como indica o site da revista Fitness, não faltam motivos para que se aposte num maior consumo de vitamina C, especialmente na troca de estações, época do ano em que as defesas começam a ficar mais fracas e a probabilidade de adoecer se torna maior.
Um estudo publicado no Journal of the American College of Nutritio, e citado pela revista, revela que as pessoas que consomem os níveis adequados de vitamina C – que variam de pessoa para pessoa – têm uma maior facilidade em perder peso do que aquelas que sofrem de carência deste nutriente, muito associado a frutas e vegetais.
O consumo regular de vitamina C está ainda associado a um menor risco de doenças cardiovasculares, uma vez que se trata de um poderoso antioxidante que atua diretamente em benefício do coração e do fluxo sanguíneo. E por ser antioxidante, a vitamina C é capaz de reduzir o risco de inflamação e infecção, sendo, por isso, um escudo protetor contra os radicais livres que podem interferir com a saúde e o bom funcionamento do metabolismo – o que faz desta vitamina um poderoso anti-cancerígeno, como vários estudos têm vindo a provar nos últimos anos.
Presente num grande leque de produtos de cosmética, a vitamina C é ainda uma das principais aliadas da pele, mantendo-a mais jovem, elástica e nutrida por estimular a produção de colágeno. Além disso, os cremes que possuem este nutriente são conhecidos por ajudarem na proteção contra os raios ultravioleta.