50% dos bebês sofre de refluxo; veja o que pode ser feito
O bebê come e, após algum tempo, regurgita tudo?
© DR
Lifestyle Bebê
O refluxo do bebê acontece quando a comida é engolida, chega ao estômago mas é regurgitada. Kristen Thompson, neonatologista na Universidade da Austrália Ocidental, explica que o refluxo é provocado por uma fraqueza na válvula que se localiza no topo do estômago e que geralmente mantém a comida lá dentro. Cerca de metade dos bebês com menos de três meses sofre deste problema, embora a gravidade ou frequência variem muito.
Apesar de o refluxo tender a desaparecer com o tempo e se tornar cada vez menos frequente, segundo o site Conversation, nem ser uma situação preocupante - a não ser que o bebe vomite tanto que não consegue ganhar peso -, há coisas que podem ser feitas para tentar evitar o problema.
A primeira delas é deixar o bebê deitado de barriga para baixo enquanto está acordado e sendo vigiado – mas é muito importante virá-lo para dormir nem deixá-lo nessa posição sem supervisão, pois ele pode se asfixiar. Há ainda espessantes para o leite que podem ajudar, mas só se forem recomendados pelo seu médico.
Uma dica, dada pela revista Crescer, é deixar o bebê entre 20 e 30 minutos em pé após a amamentação e o arroto, para que o leite desça e se acomode no estômago.
Outra dica é amamentar o bebê em posição vertical e fracionar as mamadas para não exagerar na quantidade de leite.
Leia também: Você sabe quando o refluxo se torna doença?