Meteorologia

  • 22 NOVEMBRO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Aprenda a fazer a clássica pasta à amatriciana

A cidade de Amatrice é responsável por dar fama mundial a um dos pratos mais típicos da Itália, a "pasta à amatriciana"

Aprenda a fazer a clássica pasta à amatriciana
Notícias ao Minuto Brasil

19:08 - 14/10/16 por Luciana Ribeiro, para ANSA

Lifestyle Mamma mia

Depois do terremoto que atingiu a região central do país no dia 24 de agosto e devastou o município, a receita tornou-se símbolo de ações solidárias para arrecadar verba para os desabrigados e familiares das vítimas. Diversos restaurantes italianos, até mesmo no Brasil, participaram da campanha.

Criada a partir da tradição dos pastores de ovelha de Amatrice, que percorriam a cidade, o famoso "spaghetti all'amatriciana" representa uma região polo da gastronomia italiana. "A pasta amatriciana é super conhecida, mas poucas pessoas sabem que o nome vem por causa da região", afirmou à ANSA José Barattino, chef-executivo do Eataly São Paulo.

Amatrice é uma importante produtora de guanciale e queijo pecorino, dois ingredientes do molho da receita. "A pasta é feita com ingredientes locais, como o tomate, o guanciale, que é a bochecha do porco conservada em sal e ervas, cebola e uma massa muito simples, de execução muito simples e muito típica da região", completou ele.

Recentemente, milhares de pessoas participaram de campanhas solidárias realizadas pela Defesa Civil da Itália em prol das principais regiões atingidas pelo tremor, que deixou quase 300 mortos, para comer a tradicional pasta à amatriciana.

A famosa receita, que pode ser realizada com a pasta bucatini ou spaghetti, "é um patrimônio cultural culinário da Itália como todas as receitas clássicas do país", disse Barattino. Confira a receita completa realizada pelo chef-executivo do Eataly São Paulo.

Ingredientes (para 4 pessoas)

Azeite e sal a gosto

250 g guanciale (pode ser substituído por bacon)

1/2 cebola roxa

500 g tomate sem pele

400 g pasta tipo bucatini

150 g queijo pecorino ralado

Modo de preparo

Refogue o guanciale com azeite, após acrescente a cebola roxa e frite até ficar "dourada".

Misture o tomate e deixe em fogo baixo para manter o cozimento. Em outra panela, cozinhe a pasta por 10 a 15 minutos, até ficar no ponto "al dente".

Assim que estiver cozido, misture ao molho "amatriciano" e deixe mais alguns minutos no fogo até os sabores se misturarem. Antes de servir, acrescente o queijo pecorino ralado. (ANSA)

Leia também: Aprenda a fazer o molho à bolonhesa perfeito

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório