4 erros ao fazer yoga que aumentam o risco de lesão
A prática de yoga pode ajudar a encontrar o equilíbrio entre o corpo e a mente, mas o risco de lesão e grande quando os cuidados são poucos
© DR
Lifestyle Cuidados
Qualquer pessoa pode iniciar-se na yoga, uma prática milenar que traz muitos benefícios, e tirar o máximo proveito desta modalidade que estimula a ligação interior e exterior enquanto acalma e desestressa corpo e mente. Contudo, e tal como acontece com qualquer outro exercício físico, é importante ter atenção à postura.
Os erros associados à yoga são muitos e grande parte acontece devido à falta de experiência e/ou conhecimento sobre esta prática, que treina a flexibilidade e a resistência.
Acreditar que as posições mais difíceis são as melhores é um dos erros mais comuns e que mais aumenta o risco de lesão, segundo a Women’s Health. Na lista, criada pela especialista Holly Lebowitz Rossi, inclui-se ainda a tendência para apostar mais na flexibilidade do que na resistência, um hábito que coloca muito esforço e pressão no corpo.
Esquecer a respiração (e a importância dela) e esticar o corpo até sentir dor são outros erros cometidos frequentemente que podem lesionar e serem difíceis de tratar, especialmente caso ocorra um maior esforço nas costas.
Leia também: 6 dicas para melhorar a postura no trabalho