7 ervas que dão muito sabor aos pratos
Reduzir o sal e apostar nas ervas aromáticas para temperar a comida é o ideal para a dieta e para a saúde
© DR
Lifestyle Gastronomia
Para dar mais sabor às refeições e conseguir torná-las ainda mais saudáveis, nada como apostar nas ervas como tempero.
Um pouco de orégano e até de lavanda pode fazer toda a diferença, tanto no sabor como nos benefícios nutricionais das suas refeições.
A revista Boa Forma destaca sete ervas que você deve ter na despensa e seus benefícios:
1. Tomilho. Consumir duas colheres de chá de tomilho por dia vai fornecer quase a dose diária de ferro necessária. Esta erva contribui ainda para a função cerebral, ajuda a proteger de resfriados e ainda contribui para a saúde óssea.
2. Salsa. Com duas colheres de sopa de salsa fresca é possível conseguir mais de 150% da necessidade diária de vitamina K, que desempenha um papel importante na coagulação do sangue, na formação óssea, e função hepática.
3. Erva-príncipe. Rica em antioxidantes, esta erva ajuda a prevenir doenças cardíacas, e até câncer. Estudos descobriram que esta erva tem propriedades antimicrobianas que combatem a bactéria E. coli.
4. Orégano. Além de combinar bem com várias receitas, contém, em média, até 20 vezes mais antioxidantes que as outras ervas, e ainda tem propriedades que combatem as doenças cancerígenas. Pesquisadores do USDA (Departamento de Agricultura dos Estado Unidos) sugerem que uma colher de sopa de oréganos frescos tem o mesmo poder antioxidante que uma maçã inteira.
5. Alecrim. O alecrim ajuda a inibir a formação das aminas – substâncias cancerígenas que se formam quando a carne é exposta ao fogo muito alto – como o churrasco.
6. Coentro. Um grupo de pesquisadores da Universidade da Califórnia descobriu que há um composto nos coentros, chamado dodecenal, que é quase duas vezes mais eficaz para matar bactérias de salmonela do que os antibióticos comerciais.
7. Lavanda. As folhas perfumadas da lavanda são grandes fontes de cálcio e de vitamina A. Têm ainda uma boa quantidade de ferro e vitamina C.
Leia também: 5 dicas para incluir mais fibra na dieta