Se todos os médicos falassem sobre o peso durante as consultas de rotina, o impacto na mudança de vida dos pacientes seria enorme, destaca um estudo da Universidade de Oxford. A pesquisa sugere que falar sobre a perda de peso durante as consultas de rotina poderia duplicar as taxas de perda de peso e ter um grande impacto na vida e na saúde dos pacientes.
PUB
No entanto, revela a BBC, para alcançar os melhores resultados, é necessário oferecer também um programa gratuito de perda de peso.
O estudo, publicado na revista The Lancet, concluiu que os médicos não devem ter receio de que os pacientes fiquem ofendidos com o conselho para perder peso.
“Mais do que qualquer pessoa, o seu médico pode falar abertamente sobre a importância de perder peso”, destaca Paul Cooper, um voluntário do estudo.
De acordo com esta experiência, que envolveu 1882 pessoas com obesidade, até os pacientes que não tinham a intenção de emagrecer perderam 10% do seu peso depois de terem sido aconselhados a entrar num programa gratuito de perda de peso durante uma pequena conversa com o seu médico – ao qual se dirigiram por causa de outros problemas de saúde.
Leia também: 6 benefícios da dieta vegana; conheça!