5 dicas para ter uma boa liderança no trabalho
Veja como desenvolver as habilidades tão cobiçadas no mercado de trabalho
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Um dos grandes desafios das corporações é desenvolver bons líderes. Tomar as melhores decisões de forma inteligente, ser justo, inspirar e manter a equipe equilibrada é um dos muitos desafios desta função.
O fundador da Rabusch, Alcides Debus, que atua no mercado de empreendedorismo há mais de 30 anos, dá dicas de como desenvolver essas habilidades tão cobiçadas no mercado de trabalho. Confira as cinco dicas de Debus e se inspire!
1. Reconheça sempre os progressos dos seus liderados!
Ser um bom líder requer muita dedicação e perspicácia. Para conseguir bons resultados e um desempenho satisfatório, é essencial reconhecer o papel de cada funcionário, as ideias, o perfil. Isso preservará o bem estar de todo o grupo que pode ser incentivado através do reconhecimento.
2. Proporcione perspectivas de crescimento!
Dedique um tempo no seu dia a dia para ter uma conversa individual com cada funcionário para saber quais são as expectativas, as metas. Para a equipe, saber que estão sendo ouvidas é muito importante. Deixe claro o que pode ser desenvolvido, isso incentiva a equipe a ter clareza do seu papel na empresa.
3. Deixe claro o que você mais valoriza!
Um dos papeis do líder é engajar o grupo, e para ter sucesso neste ponto é necessário que o conjunto saiba o que é esperado de cada um deles, qual seu papel e quais os pontos essenciais para alcançarem o sucesso. Equipe unida sempre terá sinergia e os resultados tendem a ser destacar dos demais!.
4. Seja um líder coach!
Ajude o liderado a se organizar e ser mais produtivo! Essa é a figura de liderança, inspirar e incentivar em momentos complicados. Ofereça suporte para todos desempenharem o seu papel.
5. Seja transparente!
O dia a dia de um líder, sem dúvidas, não é fácil e todos reconhecem o porquê da escolha pela liderança. Por isso, é depositado nesta figura, confiança e honestidade. E qualquer tensão, demanda desgastes e muitos problemas. Para evitar estes conflitos e momentos de crise, o superior deve sempre ser transparente com todos, expor as situações com otimismo e sinceridade, o que irá inspirar os liderados.
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