Quando os seres humanos se comunicam, usam muito mais do que as palavras. O corpo também fala e revela informação sobre o estado emocional, a atitude e até o grau de influência enquanto profissional.
Para ter uma melhor inteligência não-verbal é preciso identificar as principais limitações. A The Body Language Academy lançou recentemente um baralho de cartas que promete ajudar nesta tarefa e revelou ao Lifestyle ao Minuto quatro dicas que podem ser muito úteis. Confira:
1. Como demonstrar abertura para conversar e disponibilidade para ouvir?
O primeiro passo é eliminar todas as barreiras físicas que possam interferir entre você e o seu interlocutor. Ponha o computador, as xícaras de café e as garrafas de água para o lado e aproveite uma conversa sem ‘interferências’.
2. Exercite diariamente a sua atenção com jogos para conseguir identificar micro expressões, pois terá apenas milissegundos para reconhecê-las.
3. “Apontar é feio”, vem nos livros de etiqueta e protocolo. Mas, às vezes, é necessário.
Para apontar sem ofender os outros, use a palma da mão inteira em vez de apenas o dedo indicador.
4. Já reparou que todos os super-heróis confiam na sua força e têm finais felizes? A Harvard Business School descobriu o segredo: a postura.
Bastam dois minutos numa postura de super-homem para aumentar o nível de testosterona e reduzir o nível de cortisona (o hormônio do estresse) – uma mudança suficiente para ganhar mais confiança e melhorar o desempenho.
Leia também: Evolução pode fazer com que homens desapareçam