PUB
Um estudo revela que a chave para desenvolver um novo medicamento para combater o HIV pode estar no sangue de um paciente cujo sistema imunológico consegue controlar a infecção.
Com revela o The Verge, os cientistas descobriram proteínas no sangue de um paciente que conseguiram impedir que o vírus infectasse as células do sistema imunológico.
Agora os pesquisadores esperam aproveitar estas proteínas não só para tratar o vírus, mas também para desenvolver uma vacina.
O HIV ataca exatamente as células que normalmente combatem os vírus, chamadas células T. Estas células protegem o corpo das infecções, e quando as células T de um paciente com HIV caem para níveis muito baixos, diz-se que o paciente progrediu para AIDS. Os pacientes que desenvolvem a doença tipicamente morrem devido a infecções secundárias que o corpo, por estar com o sistema imunológico muito fraco, não consegue combater. São as chamadas doenças oportunistas.
Como o corpo deste paciente ‘milagre’, chamado Z258, tem uma imunidade natural ao vírus, no seu sangue pode estar a cura para o HIV.
Leia também: Menina de 14 anos doente de câncer ganha direito à criopreservação