Veja possíveis causas para o sangramento das gengivas
Especialista destaca: “Sangrar das gengivas nunca é normal”
© iStock
Lifestyle Saúde
Já aconteceu ficar com as gengivas sangrando quando escova os dentes? Sally Cram, periodontista, destaca: “Sangrar das gengivas nunca é normal”.
Na verdade, como reporta a Women’s Health, sangrar não acontece só quando escova os dentes de forma abrasiva, mas também pode ser um sintoma de que algo não está bem com as suas gengivas. Eis cinco possíveis razões para o sangramento:
Falhou alguma coisa quando escovou os dentes. As bactérias só precisam de 24 horas para provocar inflamação – que provoca o sangramento – nas gengivas. Por isso, quando não escovou muito bem os dentes num dia, no dia seguinte pode notar algum sangue. ‘Ataque’ os pontos mais escondidos onde as bactérias podem acumular.
Os hormônios estão descontrolados. Quando os seus níveis hormonais flutuam – durante a puberdade, a gravidez, o período ou a menopausa, por exemplo – fica mais sensível à placa bacteriana, que pode desencadear o sangramento das gengivas.
Estresse, sono e má alimentação. O estresse, a privação de sono ou a má alimentação afetam a capacidade de o corpo combater a inflamação provocada pelas bactérias na boca.
A culpa é dos medicamentos. Alguns medicamentos, como antidepressivos ou para a pressão, podem deixar a boca seca, e essa falta de saliva permite que as bactérias proliferem, resultando em gengivas inflamadas e por vezes com sangue.
Tem algum problema sério. Doenças crônicas como diabetes, leucemia ou HIV podem afetar o sistema imunológico e fazer com que as gengivas fiquem inchadas e sangrando. Se as suas gengivas sangrarem durante mais de duas semanas deve ir ao dentista e verificar com ele se deve ou não consultar o médico.
Leia também: Festas de final de ano: dicas para evitar a azia e a dor de cabeça