Dezembro tem cor laranja para conscientizar sobre câncer de pele
Campanha é promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia
© DR
Lifestyle Campanha
Diante da chegada do verão, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) promove a campanha Dezembro Laranja. A proposta é conscientizar a população sobre a necessidade do combate e prevenção do câncer de pele.
De acordo com a Sociedade de Dermatologia, o diagnóstico precoce do câncer de pele é fundamental para o sucesso do tratamento. A campanha reforça, portanto, a necessidade das chamadas atitudes fotoprotetoras de fácil execução no dia a dia do brasileiro.
+ Brasileiro é o 2º povo mais 'sem noção' do planeta
"O câncer de pele é uma doença silenciosa, então é importante ficar atento a pintas ou sinais suspeitos. A doença pode se assemelhar a pintas, eczemas, lesões, uma crosta central e que sangra facilmente, uma pinta preta ou castanha que muda de cor, pinta com bordas irregulares, pinta que aumenta de tamanho, mancha ou ferida que não cicatrizam etc", diz a dermatologista Vanessa Mussupapo, do Instituto de Oncologia Santa Paula.
O recomendado é consultar um dermatologista uma vez ao ano, no mínimo, para um exame completo. Uma biópsia pode diagnosticar o câncer da pele.
Dicas da dermatologista:
- Se possível, evite a exposição solar entre 10h e 16h;
- O filtro solar deve ser usado diariamente, em todas as estações do ano, não somente em horários de lazer;
- É importante que o produto proteja contra radiação UVA e UVB e tenha um fator de proteção solar (FPS) 30, no mínimo;
- A reaplicação deve ser realizada a cada duas horas em atividades de lazer ao ar livre ou de manhã e antes de sair para o almoço em dias de trabalho.