Evite as birras e chiliques das crianças com estas 5 lições
As crianças fazem birra, mas existem maneiras de controlá-la
© iStock
Lifestyle Educação
O ataque de birra é um dos momentos de maior desespero para os pais. A criança fica descontrolada, as pessoas ao redor ficam irritadas e o choro e os gritos da criança ecoam por todos os lugares. As crianças fazem birra, mas existem maneiras de controlá-la, segundo a psicóloga e diretora do Barnard Center for Toddler Development, Tovah Klein, em entrevista ao UOL. A especialista da instituição, dedicada a crianças pequenas, ensina cinco técnicas para que os pais de crianças com idade entre um e três anos possam evitar episódios de ataques de birra.
1. Evite o ataque
As crianças dão sinais de que vão explodir em gritos e choros, então, antes de isso acontecer, os pais podem tentar evitar. O caminho é entender quais as situações ou horários que engatilham as birras e evitá-las.
2. Demonstre empatia
Antes de a criança começar a chorar, os pais podem demonstrar empatia e dizer coisas como "sei o quanto é difícil o que você está sentindo".
3. Quando começar a birra, dê tempo
Quando a criança começa a berrar, não adianta tentar conversar, brigar ou dar bronca - o melhor é levar a criança para um lugar seguro (sem plateia nem itens que possam machucá-la) e esperar o choro passar.
4. Não faça pouco do que a criança está sentindo
Sim, é difícil estar perto de um ataque de birras, mas não tente fazê-la sentir vergonha pelo choro. Quando adultos reconhecem sentimentos, o chilique passa mais rápido.
5. Fique por perto
Após o choro, a primeira coisa que as crianças vão pensar é: "será que meus pais ainda me amam?". Dependendo do temperamento da criança, você pode abraçá-la após a birra e demonstrar afeto.
Leia também: Usar protetor solar é essencial para a saúde dos pequenos; saiba mais