Esta questão parece ser permanente: afinal, o que distingue as pessoas muito inteligentes dos reles mortais? Há muito tempo a ciência vem estudando os traços de personalidade e os comportamentos das pessoas com inteligência acima da média na tentativa de perceber o que é que as distingue.
PUB
Recentemente, o fórum Quora lançou a discussão sobre o assunto e parecem ter surgido novas respostas:
A humildade, especialmente de admitirem que não sabem tudo, é uma das características das pessoas inteligentes.
Estas pessoas também não tendem a se fechar e estão abertas a novas ideias e oportunidades. São um pouco mais solitárias mas de uma forma positiva, pois simplesmente sentem-se felizes sozinhas e apreciam a sua própria companhia.
Mostram um elevado autocontrole e uma boa visão de futuro, conseguem determinar claramente os seus objetivos, planejar, explorar alternativas, pensar em estratégias e ter em conta as possíveis consequências.
‘Deixam coisas para fazer amanhã’, pois conseguem hierarquizar as tarefas e deixar as menos importantes para mais tarde. Apesar do estereótipo defender que as pessoas inteligentes são também sérias e entendiantes, o sentido de humor é algo fundamental para se ser autocrítico, normalizar as limitações e melhorar.
As pessoas inteligentes conseguem relacionar conceitos absurdos e encontrar padrões onde mais ninguém os vê, o que faz delas pessoas mais criativas. E, também, não têm problemas em enfrentar as questões mais profundas da existência, mesmo as que lhe causam ansiedade.
Leia também: Conheça mitos e verdades sobre o processo de emagrecimento