Como crescer na empresa: práticas de um funcionário de sucesso
Proatividade e domínio de novas habilidades são fundamentais
© iStock
Lifestyle Carreira
O sonho de muitos profissionais é alcançar sucesso e cargos de liderança em suas carreiras. Em tempos de crise, conquistar uma promoção é extremamente positivo, pois demonstra que a instituição confia no seu trabalho e potencial.
Para Rogério Gabriel, fundador e presidente do Grupo Prepara, construir uma equipe fiel e competente é fundamental para o bem estar da empresa. “Nos últimos anos, as corporações estão investindo em planos de carreiras como programas de desenvolvimento, cursos de extensão e acompanhamento da evolução das competências do colaborador, pois desta forma retêm os talentos e continuam com bons resultados.”, comenta o empreendedor.
Mas essa aplicação é feita com funcionários que vestem a camisa e buscam a cada dia desenvolver novas habilidades e um trabalho de excelência, que acrescentem em seu rendimento final. Liderando mais de 1000 funcionários, que inclui masteres, franqueados e colaboradores da sede da franchising, Rogério Gabriel, presidente e fundador da maior rede de cursos profissionalizantes do país, destaca algumas características necessárias para evoluir no meio corporativo.
Entender da sua área de atuação: “Não basta atuar em um setor, é preciso estudar sobre ele e conhecer detalhadamente todos os seus processos e as formas de melhorar o cotidiano de trabalho. Ressalto que a dica é se atualizar”, afirma.
Saber ouvir: Mesmo sendo um bom funcionário, eventualmente, todos cometem erros. “A diferença nessa situação é a capacidade de ouvir as críticas e evoluir por meio delas”, comenta Gabriel.
Mostrar proatividade: Executar bem a sua função não é diferencial dentro da empresa, afinal, você é remunerado para isso. Mas, profissionais que são engajados com outras ações e projetos, que dão ideias, mostram curiosidade e iniciativa são muito bem vistos pelos seus chefes.
Não se acomodar: Um erro comum de quem trabalha há muito tempo no mesmo lugar é achar que não precisa se preocupar mais com qualificação. “O profissional precisa estar em constante processo de aprimoramento. Tudo muda muito rápido no ambiente corporativo e os colaboradores precisam estar preparados”, comenta Rogério Gabriel.
Seja criativo: Em um mundo globalizado, as empresas estão em busca de pessoas criativas, que tragam novidades e ideias revolucionárias para somar nos resultados. Por isso, é fundamental, estar atento às tendências do mercado, que com certeza, você se dará bem nesta função, finaliza.
Leia também: Como conseguir um novo emprego em 2017?