Estudo: Cigarros eletrônicos podem afetar os espermatozóides
Mesmo quando não contêm nicotina, o aroma dos cigarros eletrônicos pode afetar a fertilidade masculina
© DR
Lifestyle Fertilidade
Já se sabe que os cigarros causam danos no DNA dos espermatozóides e podem prejudicar a fertilidade do homem, enquanto os cigarros eletrônicos são promovidos como uma alternativa mais saudável.
Contudo um grupo de cientistas da University College London descobriu que mesmo quando não contêm nicotina, o aroma dos cigarros eletrônicos pode afetar a fertilidade masculina.
Os cientistas afirmam que as substâncias tóxicas presentes nos aromas que são inalados com cigarro eletrônico fazem com que os espermatozóides nadem mais devagar, além de danificar as células nos testículos que ajudam a produzir o esperma.
O aroma de canela para o cigarro eletrônico é particularmente prejudicial, fazendo com que os espermatozóides nadem muito devagar. O popular sabor de chiclete, por sua vez, mata células nos testículos que contribuem para a produção de esperma.
Segundo o jornal Daily Mail, a principal autora do estudo, Dra. Helen O’Neill, que apresentou as descobertas na British Fertility Conference em Edimburgo disse que as conclusões foram “chocantes”, acrescentando: “Em termos de motilidade, progressão e concentração de espermatozoides, houve um efeito prejudicial”.
Leia também: Teste de vacina contra câncer de mama tem resultado positivo