11 motivos para incluir o salmão na dieta hoje mesmo
Bastante conhecido por sua bela cor e textura suculenta, o pescado conta com uma vantagem nutricional incontestável: o renomado Ômega-3
© iStock
Lifestyle Nutrição
Novo ano, vida nova! Pode soar clichê, mas a verdade é que o recomeço é sempre uma excelente motivação para rever e corrigir hábitos em busca de mais qualidade. Uma destas mudanças ‘do bem’ deve ser na alimentação, que pode contar com alimentos não apenas saborosos, mas também surpreendentes por suas qualidades nutritivas, como o salmão.
Bastante conhecido por sua bela cor e textura suculenta, o pescado conta com uma vantagem nutricional incontestável: o renomado Ômega-3. Carinhosamente chamado de “gordura do bem”, o ácido-graxo atua no fortalecimento do organismo e ajuda a defender o organismo humano de uma série de complicações graves à saúde.
O mais importante é saber que a rica substância não é produzida pelo corpo de forma natural, por isso o consumo dos alimentos prestigiados por sua presença torna-se indispensável para o aproveitamento dos benefícios ímpares deste verdadeiro ‘elixir do bem-estar’, que atua de diferentes formas:
• Ajuda a preservar a flexibilidade das artérias e da força do músculo cardíaco, reduzindo o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
• Estimula a criação de colágeno no corpo, proteína que auxilia no combate à flacidez e torna a pele mais firme e viçosa.
• Auxilia na redução da pressão arterial.
• Ajuda a reduzir o risco de disfunções neurológicas, como a depressão, o mal de Alzheimer e outras apoplexias.
• Atua na melhoria da agilidade mental e a memória.
• Estimula a produção de serotonina, substância diretamente relacionada ao equilíbrio do humor.
• Ajuda a promover a resposta do organismo à insulina e estimula a secreção de Leptina, hormônio que ajuda a regular a ingestão de alimentos, como também o peso e o metabolismo.
• Ajuda a equilibrar os níveis de colesterol ‘bom’ e ‘ruim’.
• No período de gestação, a gordura ajuda no desenvolvimento do sistema nervoso central do bebê.
• Por suas propriedades antiinflamatórias, auxilia no tratamento de algumas dores crônicas.
• Auxilia na prevenção do envelhecimento.
Além de todos os benefícios nutricionais proporcionados pelo Ômega-3, o salmão é superversátil e fácil de preparar, características ideais para quem deseja renovar o cardápio sem abrir mão da praticidade. “Excelente para preparar receitas levinhas e saborosas, o salmão vai ser o ingrediente certo para zerar os hábitos alimentares e levar um ano com mais consciência alimentar e disposição.”, comenta Melanie Whatmore, da Associação Salmón de Chile, que promove o consumo do pescado chileno no Brasil. Para seguir o conselho direitinho, a dica é seguir as receitas e dar as boas-vindas a um 2017 bem saudável!
Leia também: 3 motivos para incluir a chia na dieta