Cinco atitudes que combatem a ansiedade de forma natural
Nem sempre é preciso recorrer a remédios para se acalmar
© iStock
Lifestyle Estresse
A ansiedade é uma situação emocional desencadeada pelo corpo quando se sente ameaçado. Para responder a este estado, o corpo apresenta sintomas físicos, como taquicardia, sudorese, tensão muscular, problemas de digestão, confusão mental e até dores de cabeça. Quando a ansierdade se torna constante, pode gerar compulsões e o tratamento deve ser acompanhado por um psiquiatra e psicólogos, revela o UOL. Contudo, algumas atitudes simples que você pode tomar podem ajudar a controlar o problema e seus efeitos. Confira:
1. Pratique o mindfullness: a técnica de meditação que visa a atenção plena busca o foco no presente.
2. Reveja hábitos on line: Postagens em redes sociais podem gerar ansiedade, uma vez que se busca aceitação dos demais. Se um dos gatilhos da sua ansiedade for a vida online, o melhor é deixá-la de lado por um tempo.
3. Faça exercícios: o exercício libera hormônios de bem-estar, contudo, um médico deve ser consultado antes. “Geralmente, atividades com alto grau de competitividade devem ser evitadas para não agravar as crises de ansiedade”, diz o educador físico Gilberto Coelho, especialista em Fisiologia do Exercício pela Unifesp, em entrevista ao UOL.
4. Respire: a respiração pode fazer verdadeiros milagres pelo corpo e a mente, por isso respirar longa e pausadamente por um minuto pode ajudar muito.
5. Organize a rotina: o descontrole gera muita ansiedade, por isso planeje as tarefas do dia. Mas cuidado: propor-se a fazer mais tarefas do que consegue cumprir pode gerar ansiedade e estresse.
Leia também: Explore a Europa em 18 destinos fora do comum