É possível aumentar o peso fazendo exercícios e com dieta; veja por que
O aumento do peso na balança pode na verdade indicar um excelente sinal
© iStock
Lifestyle ENGORDAR?
Você faz tudo certinho: começa a almoçar e jantar salada, faz exercícios regularmente, bebe muitos líquidos, toma água morna com limão em jejum e... a balança simplesmente não desce, ou pior, começa a aumentar! A frustração toma conta e você decide desistir, afinal, estava melhor do que antes, certo? Errado.
Segundo especialistas, o aumento do peso na balança pode indicar um excelente sinal: você está ganhando músculos. Neste caso, esqueça a balança e se concentre nas roupas - se elas passaram a caber, é porque você está indo bem. “Quando começamos a fazer uma atividade física, os músculos passam a se desenvolver e, com isso, nosso peso aumenta. Isso pode confundir o praticante e fazê-lo achar que está engordando”, explica o médico do esporte e do exercício Guilherme Corradi, de São Paulo, ao site UOL. Por isso, não se assuste se a balança começar a indicar um número maior nos primeiros dias, ou meses. O melhor teste é ainda o espelho. “Ficar feliz com o que você vê é muito mais importante do que aquilo que a balança aponta”, garante Corradi.
Ainda segundo o especialista, um quilo de gordura e um quilo de músculo podem até pesar a mesma coisa, mas o músculo é mais compacto e ocupa menos espaço. Agora, se você chega da academia morrendo de fome e ataca a geladeira, os ponteiros podem estar aumentando por engordar, e aí mora o problema. Neste caso, investir em um bom pós-treino, com alimentos que supram suas necessidades, pode ser o melhor cenário.
Leia também: Especialistas divergem sobre cirurgia de Romário