Aumentam os casos de depressão entre empresários e executivos
Especialista orienta como lidar com esse problema dentro e fora do ambiente de trabalho
© iStock
Lifestyle Ansiedade
Diante da instabilidade no mercado de trabalho e a crise econômica pela qual o país passa, uma pesquisa indicou um aumento no número de pacientes com sintomas de depressão entre empresários, executivos e funcionários de alta gerência. O número de suicídios e depressões ocasionados por ruína tem sido alarmante.
Leia também: Roma faz campanha para mulheres fugirem de relações abusivas
Uma pesquisa publicada pelo jornal Folha de São Paulo e realizada pela clínica Med-Rio Check Up mostra que houve um aumento de 37,5% com relação ao mesmo período do ano passado. De acordo com a mesma pesquisa, os casos de insônia tiveram alta de 19%, ansiedade de 60% e o estresse atingiu um aumento de 27,7%.
A depressão é uma doença decorrente de fatores endógenos ou exógenos que pode variar de gravidade, e apresentar melhor ou pior prognóstico se tratada adequadamente.
Sendo uma das principais doenças da modernidade, ela prejudica a capacidade da pessoa em trabalhar e estudar, devido a alterações do pensamento e do humor, lentidão no raciocínio e redução da concentração. Esquecimentos e alterações do sono também podem estar presentes. Importante ressaltar que a depressão não se caracteriza apenas por tristeza e anedônia, podendo muitas vezes se apresentar através de comportamentos irritadiços, impacientes e agressivos.