3 lições para aprender com as escolas de samba no trabalho
Mas para desfilar na avenida com maestria, os participantes trabalham muito durante o ano todo
© iStock
Lifestyle Profissionais
A festa que acontece antes da quaresma no Brasil é sinônimo de alegria. Mas qual a relação do carnaval com o trabalho? Os desfiles de escola de samba acontecem em São Paulo e no Rio de Janeiro. Nos sambódromos são apresentados tema, samba-enredo, fantasias e carros alegóricos.
Leia também: Aumentam os casos de depressão entre empresários e executivos
Mas para desfilar na avenida com maestria, os participantes trabalham muito durante o ano todo. Ao observar a disciplina dos carnavalescos, a facilitadora Allessandra Ferreira, da AlleaoLado, em parceria com a Momoking criou uma palestra interativa que leva o melhor do carnaval para os escritórios. Confira três dicas simples para aplicar esse conceito na jornada corporativa:
• Amor ao ofício: Quando se escolhe uma Escola de Samba do coração é por identificação e tradição. Esse critério também deve ser levado em conta na hora de selecionar um emprego. Busque conhecer as missões e valores da empresa e avalie a sua compatibilidade. É mais fácil vestir a camisa quando se acredita. Dentro da dinâmica, todos são convidados a criar e cantar um samba-enredo em voz alta seguindo o ritmo do cavaquinho. O músico da Momoking mostra e propõe que todos experimentem a diferença entre se envolver com e sem energia e paixão.
• Equipe afinada: Quando os componentes da bateria não estão no mesmo ritmo, alguns pontos são descontados do resultado final, semelhante ao mundo corporativo. Definir e desenvolver competências individuais reflete no progresso total. Uma das atividades propostas é formar a bateria. Os funcionários são divididos em grupos para aprender a tocar os instrumentos e realizar a coreografia. Em seguida, se reúnem para a concentração. O exercício lúdico gera insights e reflexões capazes de ampliar o significado de equipe e rendimento coletivo.
• Lidar com diferenças: aprender a trabalhar perfis diversificados, aproveitar as competências, habilidades e experiências individuais traz mudança de comportamento e melhoria no ambiente empresarial.