5 dicas para estudar de forma mais eficiente
Planejamento, ambiente propício e energia são fundamentais nesta tarefa
© iStock
Lifestyle Produtividade
O ano letivo já começou, mas algumas pessoas ainda não conseguiram organizar seus estudos. Para resolver essa questão, três elementos são fundamentais: planejamento, ambiente propício e energia. É importante que o estudante perceba o mais cedo possível a necessidade de organização, pois ela é a porta inicial para uma boa gestão do tempo e o aumento da produtividade.
Leia também: Grávidas também podem curtir o carnaval; veja dicas
A seguir, Christian Barbosa, especialista em administração de tempo e produtividade e CEO da TriadPS, lista algumas ações que vão ajudar a tornar o estudo mais produtivo. Confira:
Planejamento
• Crie um plano de estudos – elaborar um plano de estudo semanal é uma ótima estratégia. Conferir as atividades na véspera da execução deixa o tempo apertado e te impede de lidar com possíveis imprevistos e urgências. Recomendo que reserve alguns minutos do sábado ou do domingo para avaliar as atividades da semana inteira e, a partir daí, montar uma agenda. Você pode fazer essas anotações em um quadro, uma agenda de papel ou algum aplicativo de celular. O importante é registrar tudo para ter uma visão geral das tarefas;
• Antecipe as atividades – após montar a agenda, veja o que você pode fazer antes do prazo final. Adiantar um trabalho, por exemplo, deixa os dias próximos da data de entrega mais tranquilos.
Ambiente
• Local ideal – pouca luz cansa os olhos e torna as atividades mais cansativas. Crie um ambiente que favoreça o aprendizado. Quando apropriado e específico para essa atividade, o ambiente ajuda o cérebro a se adaptar à rotina de estudos;
• Música – pesquisas comprovam que melodias clássicas e barrocas podem aumentar o nível de concentração, ampliando a percepção sobre a matéria e a retenção de informações. Músicas com letras fáceis e melodias muito conhecidas, por sua vez, distraem e podem prejudicar o momento de aprendizado.
Energia
• Nível de energia – gosto muito da frase: “a preguiça é o vício do fracassado”. Se você estiver com preguiça de estudar, possivelmente as coisas não irão fluir. Disposição e energia são imprescindíveis! Alimentação balanceada e um período de sono tranquilo garantem o ânimo necessário para melhorar o seu desempenho.
Estudar não precisa - nem deve - ser uma tarefa fatigante. Fazer um bom planejamento, preparar um ambiente e cuidar da saúde para ganhar disposição é tudo o que você precisa para fazer acontecer.