Entenda o que é a dieta baseada na ingestão de alimentos crus
Para ser considerado cru, o alimento não pode ser aquecido acima dos 40-48º, nem ser refinado, pasteurizado, tratado com pesticidas ou processado de qualquer maneira
© iStock
Lifestyle Nutrição
A dieta dos alimentos crus, ou dieta crudívora, não é recente, mas está se tornando cada vez mais popular. Ela consiste em, basicamente, comer os alimentos em seu estado mais natural, cru, sem nenhum tipo de intervenção ou cozimento, para obter os nutrientes. Contudo, como toda dieta, é preciso conhecer seus impactos à saúde.
Leia também: Conheça os 10 sintomas mais comuns de desidratação
Para ser considerado cru, o alimento não pode ser aquecido acima dos 40-48º, nem ser refinado, pasteurizado, tratado com pesticidas ou processado de qualquer maneira, conforme revela o médico e fisioterapeuta, Juliano Pimentel, autor do livro "Viva Melhor Sem Glúten". Dentre os métodos de tratamento permitidos estão: suco, mistura, desidratação, imersão e brotação. Muito associada à dieta vegana, a dieta crudívora baseia-se no consumo de plantas, frutas, legumes, nozes e sementes. Há quem adicione laticínios e ovos crus à dieta e peixes e carnes cruas, em menor escala. A suplementação oral é, normalmente, desencorajada, pois acredita-se que todas as necessidades serão supridas com a alimentação. Açúcar e sal também não entram na dieta.
Ainda segundo o médico, os adeptos da dieta crudívora acreditam que o cozimento destrói as enzimas dos alimentos, "mas muitas enzimas mudam de forma no ambiente ácido do estômago de qualquer maneira", comenta. Ele alega que o cozimento realmente pode diminuir certos nutrientes nos alimentos, como a vitamina C e vitaminas do complexo B, contudo aumenta a disponibilidade de outros e antioxidantes, como o licopeno e o betacaroteno, além de ajudar a ajudar a destruir alguns compostos prejudiciais ao organismo, como as lectinas e ácido fítico. Por fim, o cozimento elimina bactérias que podem ser muito nocivas. "Um estudo descobriu que as pessoas que seguiam uma dieta crua durante longos períodos de tempo tinham um risco aumentado de erosão dentária", comenta o especialista. Outro fato relevante: 70% das mulheres crudívoras apresentaram irregularidades no ciclo menstrual e quase 30% desenvolveu amenorreia (parar de menstruar).
A dieta dos alimentos crus pode proporcionar uma baixa de peso acentuada, uma vez que ocorre grandes perdas de gordura corporal, contudo, cerca de 15% dos homens e 25% das mulheres em estudos também estavam abaixo do peso. Segundo o médico, quem adere a esta dieta possui ingestão calórica significativamente menor, contudo também apresentam baixa ingestão de proteína, cálcio, B12 e vitamina D, bem como baixa massa óssea.