Estrias: conheça os diferentes tipos e tratamentos
Elas normalmente acontecem quando uma parte do corpo aumenta bastante em curto período de tempo
© iStock
Lifestyle Estética
Um dos maiores pesadelos das mulheres é a temida estria. As marcas que aparecem na pele são cicatrizes que resultam do estiramento e ruptura das fibras de colágeno e elastina. Elas normalmente acontecem quando uma parte do corpo aumenta bastante em curto período de tempo, como barriga e seios durante a gravidez, ou então na puberdade e até mesmo quando ocorre um aumento de peso em curto espaço de tempo. A genética é um fator preponderante para seu aparecimento, também.
Leia também: 3 tratamentos e 1 técnica caseira para clarear olheiras escuras
Segundo a revista Máxima, existem três tipos de estrias:
Vermelhas ou roxas: estrias recentes possuem essa coloração e mostram que ainda há circulação de sangue na região. Nesta fase, o corpo está trabalhando para cicatrizar e as chances de os tratamentos estéticos para reduzi-las serem bem sucedidos são maiores.
Brancas: Neste caso a estria já é antiga e não apresenta inflamação. Apesar de ser mais difícil eliminá-las totalmente, existem produtos e procedimentos capazes de amenizá-las - e preveni-las.
Tratamentos: podem ser feitos com uso de agulhas ou ácidos, que agridem a pele para que o tecido danificado possa se renovar. O ideal é procurar um dermatologista para que o especialista possa lhe indicar o melhor tratamento. Cremes também podem ser indicados no tratamento.