Por que devemos consumir antioxidantes?
Segundo nutricionista, a substância está presente em alimentos bastante acessíveis
© iStock
Lifestyle Nutrição
Com certeza, você já ouviu falar sobre alimentos e nutrientes antioxidantes. Poucas pessoas, no entanto, conhecem os benefícios que eles podem oferecer à saúde. Pesquisas comprovam a eficácia dessas substâncias no retardo do envelhecimento precoce e no combate à formação de radicais livres, responsáveis pelo desenvolvimento de doenças como Alzheimer, Parkinson, arteriosclerose – enfermidade que pode favorecer AVCs e infartos cerebrais – e diversos tipos de câncer.
Leia também: 5 opções de lanches saudáveis e pouco calóricos para a ceia
Alimentos ricos em vitamina C, vitamina E e betacaroteno são boas fontes de antioxidantes - nestas categorias, entram frutas como laranja, kiwi, morango e mamão. A nutricionista Flavia Salvitti, do Hospital San Paolo, localizado na zona Norte de São Paulo, explica que esses nutrientes são acessíveis e devem ser incluídos na alimentação. “O chá verde, por exemplo, é rico em catequina, substância antioxidante. No almoço, uma saladinha de brócolis e salsa já garante uma boa porção de flavonoides, antioxidante que também é encontrado na ameixa e no mirtilo”, diz a nutricionista.
Combater os radicais livres também é possível por meio de uma maneira muito saborosa: a ingestão de sucos funcionais. No Brasil, a Juxx é uma empresa pioneira no segmento e possui produtos como o Antiox, bebida que contém alta concentração de frutas vermelhas e dispensa corantes, conservadores, aromatizantes artificiais, açúcar e adoçantes.
Segundo o fundador e diretor executivo da empresa, Edson Mazeto, a bebida é uma ótima aliada no combate ao envelhecimento celular. “A concentração de resveratrol é um dos principais benefícios do Antiox”, afirma Edson. “Cada porção da nossa bebida tem concentração 30 vezes superior à do vinho, que é uma referência para os que buscam esta substância”, acrescenta.