Feijoada no almoço de sábado é tradicional; aprenda a fazer
Existem muitas dicas para fazer uma boa feijoada, mas o restaurante Bolinha é conhecido por ter uma das melhores que você já provou
© iStock
Lifestyle Tradição
Não existe prato mais típico do Brasil do que a feijoada. Consumido do Aiapoque ao Chui, a feijoada pode variar um pouco de região para região, mas o sábado não é igual, em canto nenhum do Brasil, sem a feijoada com arroz, farofa, couve e laranja.
Leia também: Ravioli de sardinha com molho é opção barata de massa; aprenda
Existem muitas dicas para fazer uma boa feijoada, mas o restaurante Bolinha é conhecido por ter uma das melhores que você já provou. O restuarante, que faz parte da 20ª edição da São Paulo Restaurant Week, não esconde o segredo e ensina a receita de seu famoso prato. Confira:
Ingredientes (Rendimento: 6 pessoas)
200 g de carne seca bovina
200 g de costela de porco salgada, ou defumada
200 g de pé de porco salgado
100 g de rabo de porco salgado
100 g de orelha de porco salgada
150 g de lombo de porco defumado ou salgado
100 g de paio
100 g de linguiça portuguesa
100 g de língua de boi defumada
50 g de bacon
900 g de feijão preto
200 g de cebola picada (para o tempero do feijão)
100 g de alho picado (para o tempero do feijão)
6 folhas de louro (para o tempero do feijão)
2 un de laranjas com casca (bem lavadas)
2 xíc de óleo
Modo de fazer
Limpar bem as carnes salgadas, tirando o excesso de gorduras e nervuras, limpando os pelos e colocando-as de molho em água por 24 horas, trocando-se a água três a quatro vezes durante este período.
Ferva as carnes salgadas em peças inteiras, durante mais ou menos 20 minutos em fogo forte, e jogue a água fora, pois nela está todo o excesso de gordura. Coloque então as carnes para cozinhar de forma definitiva, já com o feijão, as folhas de louro e as laranjas cortadas em metades, na seguinte ordem: carne seca, pé e orelha. Meia hora depois coloque a língua, o rabo e a costela, e após meia hora, coloque o lombo, a linguiça, o paio e o bacon, cuidando para tirar e jogar fora, durante todo o cozimento, a gordura que for subindo à superfície.
Em uma frigideira, doure bem a cebola e o alho em duas xícaras de óleo previamente aquecido, colocando na panela do cozimento, junto com as últimas carnes para cozinhar, retirando antes as metades das laranjas, que já cumpriram a sua missão de ajudar a cortar a gordura das carnes. Após duas horas comece a testar o grau de cozimento das carnes com o garfo, pois nem todas chegam ao grau de maciez ao mesmo tempo, retirando e reservando as que já estiverem no ponto.
Quando todas as carnes e o feijão estiverem no ponto, retire e corte as carnes em pedaços pequenos para servir, voltando para a panela com o feijão e cozinhando por mais 10 a 15 minutos em fogo brando.
Sirva com arroz branco e couve refogada no azeite e alho, e uma bela farofa de mandioca.