Meteorologia

  • 22 NOVEMBRO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Cães que pulam nas pessoas: veja como corrigir o comportamento

cão deve entender que determinadas atitudes dele incomodam e que não são corretas

Cães que pulam nas pessoas:
veja como corrigir o comportamento
Notícias ao Minuto Brasil

11:15 - 11/04/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Pet

Seu cão vive pulando em você e nas suas visitas? Você grita e ele não te obedece? Esse comportamento pode ocorrer como demonstração de alegria quando alguém chega em casa, como a busca por algum tipo de recompensa ou até mesmo por dominância.Essas atitudes demonstram algo errado e ausente: a autoridade de um líder da matilha.

Leia também: Alimentação influencia diretamente na saúde de pets; saiba mais

O especialista em comportamento canino Ricardo Tamborini explica que o primeiro passo é estabelecer a liderança do dono. O cão deve entender que determinadas atitudes dele incomodam e que não são corretas. Para isso, ele dá algumas dicas para educar o seu animal:

- Quando o cão estiver preparado para saltar, vire o corpo e deixe-o pular no vazio. Não diga nada e também não faça nenhum tipo de contato visual.

- Caso ele seja muito rápido e não dê para desviar, diga “não!” e tire-o de perto, levantando uma das pernas, dando uma leve joelhada. Diga o comando “senta!” ou“deita!”, para que ele comece a entender qual é o comportamento correto. Em seguida recompense-o.

- Assim que o cão pular, segure firmemente as duas patas e comece a andar para frente e para os lados. Faça com que essa brincadeira de pular fique extremamente chata para ele. Solte quando ele estiver bem incomodado. Dessa forma, ele irá ficar desestimulado a pular nos donos e nas visitas.

Tamborini lembra que o importante é fazer o cão entender o que é certo e o que é errado e recompensá-lo todas as vezes que ele assimilar o comportamento desejado.“Problemas de comportamento canino não cessam de uma hora para outra, portanto, não fique irritado se ele não parar de pular na primeira tentativa. Continue praticando até fazê-lo entender”, lembra.

Outra dica muito importante é monitorar-se para não confundir a cabeça do cão, dando carinho quando ele pular e depois “se lembrar” que está fazendo a coisa errada. O dono deve ser firme na hora de ensinar.

“Mostre a todos da casa como se faz, pois o animal só aprenderá se todos cooperarem”, conclui.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório