Conheça 7 combinações alimentares que você deve sempre fazer
Alguns alimentos são, por si só, aliados da boa saúde
© DR
Lifestyle Nutrição
Fazer a combinação certa de determinados alimentos é a melhor forma de melhorar o sabor e textura de uma refeição, mas também o método mais eficaz de conseguir obter o máximo de nutrientes possível.
Leia também: Como manter o peso após o emagrecimento?
Alguns alimentos são, por si só, aliados da boa saúde, mas outros precisam de um ‘empurrãozinho’ para serem verdadeiras ‘bombas’ nutritivas. E esse ‘empurrãozinho’ precisa apenas de uma combinação certeira.
Como conta o site da revista Cosmopolitan, combinar carne de peru com batata-doce é uma das melhores formas de conseguir obter mais vitamina A, uma vez que a sua absorção depende muito do zinco (presente no peru).
As saladas são vistas como uma refeição saudável, mas a verdade é que elas precisam sempre de uma fonte de gordura, pois só assim os carotenóides são devidamente absorvidos pelo organismo. Na prática, deve temperar sempre a salada com azeite ou com abacate.
Embora pareça uma combinação pouco usual, morango ou laranja e espinafre podem ser a dupla para uma total ingestão de ferro, uma vez que este mineral precisa de uma fonte de vitamina C para que o organismo absorva bem. Um suco de morango com espinafre é uma boa opção, assim como combinar a ingestão de leguminosas com suco de laranja.
Comum nos lanches de quem gosta de treinar, o iogurte grego com banana é também uma das melhores combinações alimentares, pelo menos para a saúde óssea, uma vez que estes dois alimentos, quando ingeridos em conjunto, promovem uma maior absorção de cálcio. Também comum na alimentação dos desportistas, o mingau de aveia com mirtilos são uma das melhores fontes de vitamina C.
Para quem procura um ‘boost’ de antioxidantes, nada melhor do que chá verde com limão, diz a publicação, que revela ainda o poder da maçã com chocolate – que é nada mais, nada menos do que uma ‘bomba’ antioxidante aliada da boa saúde cardíaca.