Dá muito colo ao seu bebê? Faz muito bem, diz estudo
O colo nunca é demais, garante um estudo
© DR
Lifestyle Carinho
Colo, beijinhos, abraços… enche o seu bebê com muito carinho? Então continue a fazer, pois os benefícios são muitos, conta um recente estudo divulgado pela revista Parents.
Leia também: Samara Felippo posta vídeo da filha cuidando dos cachos
Realizado por um grupo de cientistas do Nationwide Children's Hospital (em Ohio, nos Estados Unidos), a pesquisa aponta que estabelecer contato físico com o bebê (sim, andar com ele sempre no colo) é fundamental para o desenvolvimento cerebral, especialmente se todo este mimo acontecer assim que a criança nascer.
O estudo, publicado na revista científica Cell, analisou 125 bebês e teve como objetivo entender se o fato de os recém-nascidos serem separados dos pais logo no nascimento para irem para uma incubadora, por exemplo, afetaria não só a sua sensibilidade ao toque, como também o seu desenvolvimento.
Assim que analisaram cada um dos bebês, os cientistas perceberam que aqueles que tinham nascido prematuramente eram menos sensíveis ao toque, assim como os bebês que nasceram a termo mas que foram sujeitos a algum tipo de procedimento médico (e que, por consequência, levou a um afastamento dos pais).
Além disso, a médica mentora do estudo, Nathalie Maitre, diz que o toque suave não só melhora a sensibilidade do bebê, como pode também ajudar no desenvolvimento cerebral, uma vez que este beneficia dos estímulos causados pelo toque pele-a-pele.