10 alimentos que prometem saciar por mais tempo
Aprenda a controlar a fome através da escolha certa dos alimentos
© iStock
Lifestyle Sem fome
Uma alimentação saudável não é apenas variada, equilibrada e colorida, mas também saciante. Comer a cada duas ou três horas (em quantidades pequenas) é a melhor forma de manter o organismo protegido e o metabolismo funcionando corretamente, contudo, isso apenas acontece quando a escolha dos alimentos é a mais melhor, pois de nada vale comer muitas vezes ao dia quando se opta por ingerir alimentos ricos em sódio, açúcar ou gorduras saturadas.
+ Azeite ajuda na proteção contra Alzheimer, diz estudo
Apostar em alimentos que promovem a saciedade, por terem um pequeno impacto nos níveis de glicose no sangue, não causando picos e sensações súbitas de fome, é o mais indicado. O jornal espanhol El Confidencial listou as 10 opções mais certeiras e, claro, saudáveis.
Primeiramente as batatas assadas ou cozidas. Este tubérculo é visto com 'maus olhos' por muitas pessoas por ser rico em carboidratos, mas a verdade é que estas duas formas de cozimento ajudam a manter as vitaminas e as fibras, dois fatores que contribuem direta e positivamente para os níveis de saciedade. Também dependentes do tipo de cozimento, os ovos são saciantes e saudáveis. Cozinhá-los em água ou pouca gordura é o ideal, pois assim permanecem com todos os nutrientes.
A banana muitas vezes é evitada na dieta, mas não deveria, pois é extremamente nutritiva e saciante, graças aos níveis de fibra e potássio que possui.
Outra excelente opção é o iogurte grego, mesmo o que possui maior teor de gordura saturada. Embora seja importante consumir com moderação, este tipo de iogurte é um dos alimentos com melhor teor de proteínas e vitaminas, contribuindo diretamente para uma maior sensação de saciedade.
Um outro alimento que deve ser consumido com moderação mas que jamais deve ser evitado, salvo em casos indicados por especialistas, é o figo, um dos frutos mais suculentos e ricos em fibra, o nutriente que mais promove a sensação de saciedade prolongada.
Por ser considerada um alimento com calorias negativas (ou seja, o organismo gasta mais energia para digerir do que ao consumir), a maçã é uma aliada na hora de procurar uma maior saciedade, pois é rica em pectina (um polissacarídeo que atua diretamente nos níveis de saciedade). E por falar em poucas calorias, as framboesas também contribuem para a tarefa de evitar a fome constante. Este pequeno fruto é rico em vitaminas, água e fibra.
A crocância das pipocas é uma ótima maneira de enganar a fome. Quando feitas sem gordura, sal ou açúcar, as pipocas são um dos melhores petiscos. Já as ervilhas satisfazem por terem muita fibra e muita proteína, um macronutriente que é fundamental para evitar os picos de fome e que é também encontrado em boas quantidades no atum enlatado.