© DR
Depois da dieta Dukan, paleo, Atkins e até do fator sanguíneo, agora é a vez da dieta cetogénica ou dieta keto ganharem popularidade. Esta dieta propõe a limitação da ingestão de carboidratos e maximiza o consumo de gorduras.
PUB
O Deporte Y Vida do jornal espanhol AS explica que esta dieta limita o consumo de nutrientes a partir de carboidratos para 5% a 20%, enquanto eleva muito o consumo de gordura, passando a ser 75% do total de comida ingerida.
+ Aprenda a montar cardápios nutritivos nas férias escolares
Esta restrição de carbos faz com que o organismo entre num estado de cetose, pelo qual o fígado deixa de consumir glicose como fonte de energia para passar a procurar energia na gordura. Esta dieta tem sido muito procurada por quem pretende um emagrecimento drástico.
Os alimentos ricos em gordura que podem ser consumidos nesta dieta são: nozes, abacate, azeite, peixe gordo e queijo. Como o consumo de carbos devem ser reduzido ao mínimo, frutas, vegetais, pão, massa e arroz ficam de fora em grande parte das refeições.
Os estudos, como afirma o Deporte y Vida, comprovam a eficácia desta dieta no emagrecimento, mas destacam que apesar de não trazer grandes riscos para a saúde, é difícil de seguir, além de ser pobre em vitaminas, minerais e fibras, podendo trazer consequências a longo prazo. A reeducação alimentar ainda se apresenta como a melhor opção.